O 4º Encontro Anual de Zonas Económicas Africanas organizado pela Organização Africana das Zonas Económicas (AFZO) na Sede da União Africana em Adis Abeba, Etiópia

Opening ceremony of the Africa Free Zones Organisation’ 4th Annual Meeting  co-chaired by H.E. M Albert Muchanga the Commissioner for Trade and Industry of the African Union Commission (AUC), Ms Dagmawit Moges the Minister of Transport of Ethiopia, M Mehdi Tazi Riffi the President of the Africa Free Zones Organisation

O 4º Encontro Anual de Zonas Económicas Africanas terá como tema a industrialização

ADIS ABEBA, Etiópia, 23 novembre 2019,-/African Media Agency (AMA)/- a Organização Africana das Zonas Económicas (AFZO), organizou no passado dia 19 de novembro de 2019, na sede da União Africana em Adis Abeba, Etiópia o 4º Encontro Anual sob o tema “Zonas Económicas – Acelerador para a Industrialização em África”, com o apoio do Ministério do Comércio e Indústria da Comissão da União Africana (AUC).

A Cerimónia de abertura do 4º Encontro Anual da Organização Africana das Zonas Económicas foi coliderada por H.E. Albert Muchanga o Comissário do Comércio e da Indústria da Comissão da União Africana (AUC), Dagmawit Moges Ministra dos Transportes da Etiópia, Mehdi Tazi Riffi o Presidente da Organização Africana das Zonas Económicas

A Cerimónia de abertura do 4º Encontro Anual da Organização Africana das Zonas Económicas foi coliderada por H.E. Albert Muchanga o Comissário do Comércio e da Indústria da Comissão da União Africana (AUC), Dagmawit Moges Ministra dos Transportes da Etiópia, Mehdi Tazi Riffi o Presidente da Organização Africana das Zonas Económicas

 

 

O encontro realizou-se durante “A Semana de Industrialização de África”, organizada pela União Africana entre 18 e 22 de novembro de 2019.

Instituições internacionais e financeiras tais como a UNCTAD, UNIDO, UNECA, AfDB, entre outras, estiveram representadas por vários oradores internacionais que durante o evento partilharam os seus conhecimentos sobre meios eficazes para o desenvolvimento de zonas económicas em África. Neste sentido, foram abordados vários tópicos relacionados com as dificuldades e tendências das zonas económicas de África incluindo orientações estratégicas e modelos de governação eficaz, contribuição das zonas económicas para o crescimento do IED e criação de empregos, importância da logística e da competitividade dentro das zonas económicas, desenvolvimento de competências e formação.

A Cerimónia de abertura do 4º Encontro Anual da Organização Africana das Zonas Económicas foi coliderada por H.E. Albert Muchanga o Comissário do Comércio e da Indústria da Comissão da União Africana (AUC), Dagmawit Moges Ministra dos Transportes da Etiópia, Mehdi Tazi Riffi o Presidente da Organização Africana das Zonas Económicas. Em conjunto com representantes das autoridades oficiais e das zonas económicas especiais.

Mais de 220 participantes representando 43 países compareceram a este importante evento, incluindo 60 zonas económicas de África, 30 especialistas assim como vários representantes de autoridades governamentais, instituições internacionais e organizações públicas e privadas.


Distribuído pela African Media Agency (AMA) em nome do Organização Africana das Zonas Económicas (AFZO)

 

Organização Africana das Zonas Económicas (AFZO): Contribuindo para o desenvolvimento de Zonas Económicas em África

AFZO foi fundada em 2015 por Tanger Med juntamente com outras zonas económicas Africanas.

A Organização Africana das Zonas Económicas reúne as principais zonas económicas Africanas e instituições responsáveis pelo desenvolvimento, gestão e promoção das zonas económicas no nosso continente.

A Organização Africana das Zonas Económicas assegura:
– Representação das Zonas Económicas Africanas em organizações internacionais
– Valorização e melhorias na atratividade das zonas económicas
– Desenvolvimento de um modelo adaptado para o desenvolvimento das zonas económicas

Actualmente a Organização tem mais de 72 membros que representam 37 países Africanos.

Com esse propósito, foram organizados vários eventos este ano pela AFZO, incluindo:

– 4 encontros regionais em vários países incluindo o Gana (Acra), Gabão (Libreville) e Togo (Lomé). Estes encontros reuniram mais de 500 participantes de 30 países diferentes.
– Acções de formação para membros, lideradas por especialistas internacionais em assuntos relacionados com as zonas económicas. Estas acções de formação beneficiaram mais de 200 participantes.
– A criação da primeira base de dados geral das zonas económicas “Atlas Book”, incluí toda a informação pertinente em áreas tais como dados macroeconómicos, atratividade do investimento e legislação e regulamentação.
– A criação de um Centro de Conhecimento que incluí vários relatórios e estudos nas zonas económicas, assim como uma plataforma de intercâmbio interactiva facilitando a partilha de documentação e melhores práticas.
– A apresentação de “A Perspectiva Africana das Zonas Económicas” através de uma análise das zonas económicas Africanas, da sua contribuição em atrair IED, e da criação de empregos assim como prevalecendo o desenvolvimento de modelos assente nas parcerias público-privado (PPP).

Comunicação social:

Meriem FARES
[email protected]

Source link